Escola Secundária Ferreira Dias – 401754

Início » Projetos » Ao Encontro das Estrelas – Visita de Estudo à Cidade de Espaço

Ao Encontro das Estrelas – Visita de Estudo à Cidade de Espaço


Nos dias 5 a 8 de Junho, diversos alunos da Ferreira Dias tiveram a oportunidade de visitar a quente cidade de Toulouse, na França. Mas não foram as temperaturas altas que impediram os alunos, ou as professoras, de visitar os vários locais que muito tinham para ensinar.

No dia 5, primeiro dia da viagem, um longo passeio pela cidade levou alunos e professoras ao Capitólio, bem como às margens do Rio Garonne, que com certeza os encantou. Mas o que realmente nos surpreendeu foi a constatação do quão perto nos encontrávamos da Cidade do Espaço. Tão perto, de facto, que das janelas do hotel se podia ver o próprio foguetão Ariane!

Como não podia deixar de ser, o segundo dia de viagem foi então reservado para a Cidade do Espaço, para onde todos se deslocaram bem cedinho. Aí, a experiência inclui a visita a um magnífico Planetário, bem antes do almoço. Porém, a tarde não foi pior. Depois da comida, veio a sessão de IMAX que revelou os segredos por trás de construção e da manutenção de um dos mais conhecidos telescópios espaciais – o Hubble. Mas não foi tudo, depois da sessão de cinema, veio a vontade de andar no espaço, e assim, alunos e alunas prepararam-se para andar na Lua. Uma experiência sem dúvida muito divertida.

Com pena de deixar a Cidade do Espaço, mas ansiosos por ver mais e por conhecer mais, os alunos voltaram, no terceiro dia, à Cidade de Toulouse onde visitaram, desta vez, o Museu de História Natural que lhes permitiu aprender, ou, para alguns, rever, conhecimentos da área Biologia e Geologia. A tarde revelou-se também interessante, ainda que mais virada para História: visitou-se a Catedral de St. Etiénne, bem como o Monumento dos Mortos.

Chegou, por fim, o último dia de viagem – não que alguém quisesse já voltar!

Foi também este dia bastante cativante, uma vez que se realizou a visita à companhia de aviões da Airbus. Apesar das controvérsias que não permitiram a inteira realização da visita, foram ainda assim transmitidas diversas informações acerca da construção e da avaliação dos diversos aviões, que talvez não chegasse a nós de outra forma. Isto para não mencionar a oportunidade única de entrar num avião Concorde!

Em somatório, uma viagem que, apesar do calor e do cansaço que a ela estavam associados, marcou alunos e professoras com muito boas recordações.

Inês Cardoso – 12º C5

Tradução em Francês

Tradução em Inglês




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: