As atividades de enriquecimento curricular são, no contexto da Reforma Educativa, uma forma de promover valores culturais e cívicos, educação para a saúde, educação física e desportiva, educação artística e a inserção dos educandos na comunidade.
As atividades desenvolvidas são de natureza pedagógica e constituem um conjunto de ações que se desenvolvem predominantemente para além do tempo letivo dos alunos e são de frequência facultativa (Desp. Nº 141/ME/90 de 1 de Setembro).
Podem ser atividades de enriquecimento curricular os Núcleos/Clubes, intercâmbios escolares, exposições, debates, seminários, colóquios, visitas de estudo, projetos e outras actividades desde que devidamente aprovadas, enquadradas e coordenadas por professores. Por outro lado, a escola proporciona aos seus alunos espaços de livre iniciativa, espontaneidade e criatividade.
As atividades de enriquecimento curricular previstas por cada Núcleo/Clube deverão constituir parte integrante do Plano Anual de Atividades.
A Escola tem vindo a desenvolver, há vários anos, uma grande diversidade de atividades de complemento curricular, consubstanciada em clubes, ateliers, núcleos e oficinas de várias temáticas. Como apostas de continuidade e sem prejuízo de outros projetos que se enquadrem na filosofia do Projeto Educativo, podemos destacar os seguintes:
- CLIO
- Clube Europeu
- Clube de Francês
- Clube de Leitura
- Clube Multimédia
- Clube de Origami
- DELFerreira
- Desporto Escolar
- Eco-Escolas
- Educação para a Saúde
- Laboratório de Multimédia
- LabTec
- MUN
- Núcleo de Ciência
- Oficina de Desenho
- PEPLE
- Plano da Matemática
- Prémio Infante D. Henrique
- Programa de Tutorias
- Projeto Open Discovery Space
- SIGLAB
- Sismologia na Escola – fazer ciência com dados reais
- Tutorias
Divulgação dos Projetos/Núcleos/Clubes 2017/2018