OBJETIVOS
– Promover a leitura e a interpretação correta de textos filosóficos;
– Corrigir erros do raciocínio;
– Clarificar uma ideia confusa;
– Solicitar exemplos que esclareçam melhor um determinado ponto de vista;
– Fornecer aos alunos regras, critérios e instrumentos para compreender, examinar e julgar objetivamente as estruturas do discurso;– Possibilitar o aperfeiçoamento dos instrumentos conceptuais que permitam ao aluno aprender a pensar melhor e a pensar por si mesmo;
– Permitir o aperfeiçoamento do pensamento através da elaboração de bons argumentos que aproximem a lógica formal e a intuição;
– Facilitar a compreensão da temática abordada;
– Explicitar conceitos;
– Expor e/ou explicar teorias filosóficas;
– Suscitar o questionamento filosófico;
– Desenvolver a consistência, coerência e objetividade do discurso;
– Incentivar a discussão filosófica;
– Desenvolver o raciocínio e a capacidade de investigação através do primado da discussão;
– Desenvolver o pensamento crítico, criativo e empenhado/ interventivo;
– Promover a audácia intelectual e imaginativa e a ação criativa;
– Apontar novas maneiras de ver, perceber e compreender o mundo;
– Incentivar a coragem de se afirmar através da defesa de teses bem fundamentadas;
– Incentivar a vontade de mudar no sentido de um contínuo autoaperfeiçoamento;
– Contribuir para a adoção de uma atitude crítica e prática interventiva na mudança do real.
– Preparar os alunos para o exame nacional de filosofia.
DISPOSIÇÕES GERAIS
1 – A Oficina de Filosofia localiza-se, preferencialmente, Biblioteca.
2 – Existirá um Coordenador responsável pelo seu funcionamento, designado entre os docentes que integram a estrutura.
3 – O horário de funcionamento será divulgado em todas as turmas do 10º e 11º anos, pelos respetivos professores Filosofia.
4 – O professor disponibilizará o apoio pedagógico necessário aos alunos.
5 – Existirá uma folha de presenças, na qual o professor assinala o sumário e os alunos presentes. Essa folha será assinada pelo professor e alunos presentes.
6 – As horas atribuídas ao professor constam do seu horário semanal.
ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR
1 – Elaborar um diagnóstico das necessidades dos alunos.
2 – Elaborar um plano de apoio ou desenvolvimento temático.
3 – Informar os diretores de turma da frequência dos alunos.
4 – No final do ano letivo fazer a avaliação do trabalho realizado.
ATRIBUIÇÕES DO ALUNO
1 – Apresentar uma atitude de disponibilidade para a aprendizagem e de concentração no trabalho.
ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR
1 – Coordenar os trabalhos da Oficina de Filosofia.
2 – Elaborar o horário da distribuição semanal das sessões e dar conhecimento aos colegas do grupo.
3 – Fazer relatório final de avaliação, com recomendações para o ano letivo seguinte.
Outubro de 2013