Definição
O SPO é uma unidade especializada de apoio educativo que atua em estreita articulação com outros serviços de apoio educativo, nomeadamente, os serviços de apoio aos alunos com necessidades escolares específicas e as demais estruturas da escola, com vista ao bem estar e ao sucesso educativo das crianças e jovens.
Atribuições
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86). Os SPO são considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário. De acordo com a legislação, são atribuições destes serviços:
Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;
Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
Participar na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação de fatores psicológicos dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;
Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mercado de trabalho;
Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e de carreira dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras
Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.
Funcionamento
- O SPO funciona na sala 1.4
- O horário de funcionamento do SPO inclui tempos destinados à intervenção direta e tempos destinados ao planeamento, organização e avaliação de atividades e procedimentos.
- As atividades promovidas pelo SPO destinam-se a toda a comunidade escolar e podem ser desenvolvidas por solicitação da diretora, dos diretores de turma, dos professores, dos pais e encarregados de educação, dos alunos ou por iniciativa do próprio serviço.
- No exercício das suas funções, o psicólogo dispõe de autonomia técnica e científica, encontrando-se vinculado ao código deontológico aprovado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo que ser obrigatoriamente membro efetivo para o exercício da atividade profissional.
Horário
Segunda-feira das 9h às 14h
Terça-feira das 9h às 13h e das 14h às 18h
Quarta–feira das 9h às 13h e das 14h às 18h
Quinta–feira das 9h às 13h
Sexta-feira das 9h às 14h
Responsável
Psicóloga Paula Garcia
Contactos:
Telefone da escola 219129330 ext 218
E mail
Situação extraordinária (covid 19)
Devido à situação de pandemia, o SPO terá uma dinâmica de organização diferente no seu funcionamento. Salientam-se os seguintes aspetos:
- Em regime presencial o atendimento será realizado como habitualmente na sala 1.4, não sendo, no entanto realizadas atividades em grupo. Apenas serão realizados atendimentos individuais, de preferência agendados previamente.
- No atendimento aos encarregados de educação, privilegiar-se-á o contato via telefone ou via digital
- Deverá ser sempre feita a correta higienização das mãos à entrada e à saída da sala, bem como o uso obrigatório de máscara
- As atividades de orientação escolar que incluam aplicação de testes ou outras atividades de grupo serão realizadas em salas de aula com todas as normas de segurança exigidas.